quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Para mamães que cuidam dos seus bebês

A dica de hoje é para as mamães de plantão. Principalmente para aquelas que se preocupam com a alimentação dos filhos e zelam pela saúde do filhote! Você vive correndo de um lado pro outro? Não tem tempo pra ficar horas na cozinha fazendo as comidinhas do seu baby, mas também não quer entupir ele de porcarias industrializadas? Então, o Empório da Papinha é o lugar certo pra você ;)

Que eu sou fã de comida orgânica não é novidade pra quem me conhece. Eu até já escrevi sobre isso aqui no blog dando a dica da feirinha orgânica que rola no Itanhangá todo domingo. Acho importantíssimo cuidar da saúde, do corpo e prestar atenção na alimentação. Mas quando o assunto é nutrição infantil acho que esse cuidado é uma obrigação!!!

Pouquíssimas mães hoje em dia têm o privilégio de conseguir cozinhar as refeições dos filhos e oferecer alimentos frescos. Ok... mas precisa entupir as crianças de químicos, produtos industrializados, sem nenhum valor nutricional? O Empório da Papinha é uma loja (que também vende online) especializada em produtos naturais para bebês! Eles produzem as papinhas e lanches baseados na alimentação saudável, utilizando produtos orgânicos e sem conservantes. São diversos sabores de papinhas, muito nutritivas, além de frutas e refeições como purês, estrogonofes, macarrão, arroz, panquecas, escondidinhos, pratos com frango, peixe, carne, etc.



A marca já existe há alguns anos, mas a loja no Rio de Janeiro foi inaugurada há menos de dois meses e..... adivinhem onde é? Na Barra!! Mais precisamente no Joá, o que é um ponto estratégico para atender os moradores da Barra da Tijuca  e Zona Sul. O site é fácil de navegar e dá pra ver todos os sabores das papinhas e refeições.

O Empório da Papinha tem uma horta orgânica em São Paulo onde cultiva todos os alimentos, que depois passam por um processo de higienização e cocção para serem congelados e distribuídos para as filiais da marca. As papinhas levam o selo “Produto Orgânico Brasil”, as embalagens são certificadas pelo Inmetro e não contém bisfenol A.

Por favor, leiam sobre a alimentação orgânica, principalmente sobre os benefícios que ela tem na saúde dos seus filhos!! Pesquisando você vai acabar descobrindo que existem muitas opções gostosas e com preços razoáveis. 

O Empório da Papinha é uma superdica para as mamães e papais que precisam de praticidade, mas realmente prezam pela saúde dos filhotes!

Serviço:
Estrada da Barra da Tijuca, nº 1636
Espaço Itanhangá, bloco A - Loja A
Tel: 2491-1699
http://www.emporiodapapinha.com.br/

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Japa Way

Eu adoro comida japonesa, curto este tipo de rodízios e se puder estar em frente à praia melhor ainda! A dica de hoje para fazer na Barra é o restaurante Minimok! A comida de lá é uma delícia e o ambiente é ótimo.

É o chamado “japonês contemporâneo”, ou seja, além dos clássicos como sushis, sashimis, hots, rolinhos primavera e cones, eles também servem um extenso cardápio de pratos como atum semi grelhado com manjericão, gengibre e teriaki; salmão com crosta de pistache; atum grelhado com especiarias, musseline de batata e crispies de wasabi; temaki de ovas de salmão.




O legal de ir lá é se aventurar no cardápio e experimentar o que a culinária japonesa moderna tem a oferecer. Confesso que tem umas coisas que eu acho meio esquisito pro meu gosto, mas outras são uma delícia. Só experimentando para saber e eu recomendo provar tudo! Mas fique sabendo que lá a maioria das coisas gostosas e diferentes não estão incluídas no rodízio.

O preço é um pouco salgado, mas não foge do padrão dos restaurantes de comida japonesa. Ótimo lugar para ir com o namorado ou com as amigas!



Serviço:
Av. Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), nº 3460
Perto da ponte Lúcio Costa
Tel: 2496-8854
http://www.moksushi.com.br/

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Cheiro de pão fresquinho no ar....

Eu amo padaria!! O cheiro de pão fresquinho saindo do forno é uma das coisas mais confortantes do mundo. E eu pareço criança diante de tantas opções gostosas de pães, doces, iogurtes e chocolates. Essa é definitivamente minha área e a padaria Deli Golden Green é a minha preferida na Barra.

Ela tem absolutamente tudo que eu amo e todas as coisas de lá são muito gostosas!!! Pão australiano, pão integral, pãozinho francês, pão com cobertura de queijo parmesão derretido, pão de aveia, croissants, folheados, pães recheados, bombas de chocolate, bolos diversos, tarteletes, rocamboles, mil folhas ..... não sei nem por onde começar. Fora as quiches de alho poró, queijo, espinafre com ricota, entre outros sabores, que eu sempre compro lá e as esfirras, biscoitos, mousses e tortas.




Essas delícias todas são feitas por eles e saem do forno fresquinhas. Mas tem também os frios e toda a parte de “geladeira” da padaria, que conta com uma variedade de queijos, iogurtes, sucos e pastinhas maravilhosas. Sempre compro lá pra casa! As minhas preferidas são as de alho com nozes (juro que é muito boa) e a de tomate seco com ervas. Lá eles também vendem refrigerantes, farinha, açúcar, leite, café, leite condensado, chocolate em pó, fermentos, biscoitos, sorvete, geléias, molhos, patês e este tipo de produto típicos de padarias e delicatessens.

O que faz a Deli Golden Green ser especial é que ela mantém os produtos das padarias tradicionais mas é uma delicatessen. Os pães e doces caseiros são realmente uma delícia, mas lá você encontra queijos importados, produtos de alta qualidade, seção de vinhos e bebidas alcoólicas, doces refinados e a seção de chocolates importados. Eles vendem Godiva, Katz e praticamente toda a linha Lindt. Muitos chocolates importados eu só consigo encontrar lá.



Eu também não posso deixar de comentar a linha de produtos para casa que eles vendem: xícaras, canecas, pratos, vasinhos de porcelana e vários tipos de enfeites de casa.... tudo lindo!
Uma ótima dica pra quem ama padarias como eu!


Serviço:
Av. Lúcio Costa (antiga Sernambetiba), nº 5130
Dentro do posto BR, ao lado do condomínio Golden Green

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Melhores da Barra: casas de suco

Se tem uma coisa que eu sentiria muita falta se morasse em qualquer outra cidade do mundo seriam as casas de suco do Rio. Como eu ia ficar sem meu açaí e meus sucos naturais de tangerina, morango com laranja, melancia com gengibre, acerola....? Ainda bem que eu moro na Barra e não sofro esse problema – apesar de achar que deveriam ter muito mais casas de suco por aqui como tem na zona sul! 

O fato é que a Barra já tem ótimas opções e essa é a dica de hoje da coluna Melhores da Barra.

Vou começar pelo Bibi Sucos, que eu amo desde a minha época de Jardim Botânico e não largo do vício até hoje. Podem falar o que for, mas os melhores sucos e o melhor açaí são de lá! Não ia conseguir viver sem o meu trio: açaí baby, biju de tapioca com queijo minas e crepe de chocolate com crocante. Cai bem a qualquer hora do dia! E tem um suco melhor do que outro: morango com laranja, blueberry, melancia com gengibre, framboesa, tangerina, laranja com acerola e clorofila, entre várias outras combinações.

Sem falar nos sanduíches que matam a fome de qualquer um e os hambúrgueres especiais com carne de picanha, fraldinha ou cordeiro, além das saladas montadas e do estrogonofe, vulgo O melhor estrogonofe de todos! rs. Já deu pra sacar que eu sou fã de carteirinha do Bibi, mas faltaram as dicas dos crepes doces: meus preferidos são chocolate com crocante e sorvete, nutella com morango, maçã com canela ou o de doce de leite com crocante... pode escolher entre massa normal ou integral.

Mas o que mais faz sucesso aqui na Barra é o Balada Mix, que nasceu aqui na Barra mesmo. A casa que deu início a tudo é um espaço bem grande e bem agradável que fica na Érico Veríssimo. Depois vieram as filiais (não conheço todas) mas sei que existem lojas menores no Downtown e no Barra Shopping. O motivo do sucesso vai além dos sucos naturais, das refeições executivas e dos sanduíches gostosos gourmet.... o varandão e o clima agradável e intimista do lugar são os principais responsáveis pela casa cheia, além do bom atendimento.

Por aqui tem também o Big Polis e o Golden Sucos. Além de outras tantas casas menores dentro de condomínios e centros comerciais, essas que eu destaquei são apenas as mais conhecidas. O que prova que as casas de suco deliciosas não são privilégio apenas da zona sul.

Sem falar na delícia que é a barraca do Pepê.... esse é mais do que clássica! Os sanduíches de lá são enormes, cheios de opções saudáveis e muito gostosos. Vale o destaque para o açaí com granola do Pepê e o sanduíche do atum com cenoura, alface, rúcula e batata palha. A água de coco geladíssima também já faz parte do pacote.

O Big Polis é bem parecido com o Bibi, o cardápio inclusive é quase o mesmo. Mas o destaque de lá é o rodízio de crepes que rola de segunda à sexta das 18h às 22h. É uma delícia, vale muito à pena. As batatas recheadas e os pratos executivos também são um sucesso.

A especialidade do Golden Sucos, apesar do nome, são os sanduíches deliciosos. Só que o perfil da casa é um tipo mais gourmet, o público-alvo da casa é mais diferenciado, o que é bem apropriado já que a casa de sucos fica no posto de gasolina na esquina do condomínio Golden Green, um dos mais caros da Barra. São dezenas de opções de sanduíches, dos mais básicos aos mais requintados, o mesmo vale para os sucos. Eu vou na 'prata da casa': o sanduíche summer golden com mussarela de búfala, tomate seco e manjericão (mas peço para ser servido no pão de croassaint), com o suco de tangerina com pêra.

Eu passei rapidamente pelas dicas de cada lugar apenas para listar as melhores casas de suco da Barra, na minha opinião. Aos poucos, vou fazendo posts mais completos sobre cada um dos locais porque vale muito à pena conhecer. Eu não vivo sem eles!



Serviço:
Bibi Sucos
Av. Olegário Maciel, nº 493
Tel: 2493-6033

Balada Mix
Av. Érico Veríssimo, nº 843
Tel: 2491-6222

Barraca do Pepê
Av. do Pepê, quiosque 11
Tel: 2433-1400

Golden Sucos
Av das Américas, nº 5130
Tel: 2434-1371

Big Polis
Av. Olegário Maciel, nº 348
Tel: 2492-5696

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

As delícias do alemão

Eu não sou muito fã de carne em geral, prefiro peixes, massa e salada. Mas eu simplesmente amo o croquete da Casa do Alemão. Quem não ama? Já é marca registrada aquela casquinha crocante com o recheio cremoso. Indo pra Itaipava/Petrópolis não tem como não parar no caminho na Casa do Alemão/Palvelka (amo o Palvelka também, mas é uma pena que ainda não tenha uma filial na Barra). Ainda bem que existe o Alemão da Barra, em plena Av. Das Américas.

E quem curte linguiça sabe que o sanduíche de lá arrasa, aquele pão careca com linguiça e queijo do Alemão tem história! E o que são os doces de lá? Mil-folhas, tortinhas, biscoitos amanteigados, bomba de chocolate, torta de maçã, strudel, palmier .... tudo uma delícia. O meu preferido é o canudinho de chocolate!



Minha pedida é sempre a mesma: croquetes de carne e o brioche de queijo minas, que também é muito gostoso. Mas tem as opções de mini-porções também que fazem sucesso pra quem vai em grupo: mini croquetes de carne, frango ou bacalhau e as mini porções de salsichas alemães (outra delícia da casa). A alternativa pra quem não escolher os clássicos da casa são os sanduíches de lombinho, linguiça de frango, queijo quente e o salsichão. 

Tradicionalmente eu comia no Alemão na subida pra Itaipava e acabava sempre tomando café-da-manhã, ou seja, o acompanhamento dos croquetes era sempre capuccino (ahahaha). Mas na filial da Barra o que bomba mesmo é o happy-hour e com a oferta de chopes e cervejas, a Casa do Alemão acabou virando barzinho noturno, fica aberto até 1h da manhã e é uma excelente dica pra reunir os amigos, ainda mais hoje que é sexta!


Serviço:
Av. das Américas, 1699
Quase em frente à PUC
Tel: 2497-2629

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Solzão, praia da Barra...

Até alguns meses atrás, essa combinação “solzão, praia da barra” era apenas letra de funk pra mim... ahahaha. Eu sempre fui à praia no Leblon, mas pegar trânsito pra ir à praia não rola e enfrentar tudo parado em São Conrado ninguém merece (alô prefeito, dá um jeito nesse trânsito pelo amor de deus). E eu que sempre achei que a praia do Leblon fosse ótima acabei me surpreendendo de novo. Quando me mudei pra Barra descobri a praia da Reserva e não quero mais saber de outra coisa. To até achando o Leblon cheio de mais!

Eis que o meu humilde condomínio tem uma balsa que me leva diretamente até as areias da Reserva. Na verdade, até uma quadra antes da Reserva, mas andar rapidinho pra curtir o sossego vale à pena. Esse feriado achei que fosse chover horrores como todo dia de Finados, mas esse ano deu pra curtir um dia de sombra e água fresca... com mar batido e vento, diga-se de passagem. Mas com esse visual e muitos metros de areia vazia pra chamar de seus ninguém precisa de mais nada....

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Pilotando o fogão profissional

Que eu amo comer acho que todo mundo já sabe. Eu também adoro cozinhar e a cozinha é o meu lugar preferido da casa. Passo bem longe de ser uma expert gastronômica e não tenho tempo mesmo para me dedicar como eu gostaria. Mas eu sempre gostei de fazer doces e cada vez mais gosto de cozinhar pratos diferentes de vez em quando. Tudo isso para falar que a inauguração do IBMR da Barra foi uma boa surpresa pra mim.  A sede do instituto fica em Botafogo e é conhecida por cursos como psicologia e fisioterapia. A filial da Barra conta com estes cursos também, além de outros como Administração, Marketing e Nutrição, mas a “cereja do bolo” aqui são os cursos de Gastronomia, Hotelaria e Turismo.

O prédio é lindo, super moderno e equipado com os aparelhos de última geração. O terceiro andar inteiro é dedicado aos cursos de gastronomia e hotelaria. Além da vista incrível de praticamente toda Av. das Américas (à noite é imperdível, céu estrelado lindo!), o andar tem uma mega cozinha com os equipamentos de última geração, um restaurante “modelo” para os alunos e um quarto de hotel “modelo” para os alunos de hotelaria aprenderem os serviços na prática.

E conheci o IBMR no meio do ano quando descobri que eles estavam dando aulas de pão artesanal e eu tava louca atrás de um curso de pães artesanais. A professora Ana Teixeira Salles é super talentosa, foi uma ótima mestra e todas as dezenas de pães que nós fizemos em sala ficaram deliciosos. Já fiz várias vezes para família e amigos e todo mundo adora!

Durante o curso, — além das máquinas superpoderosas da cozinha — me chamou a atenção a horta linda eu eles tinham. Ana me explicou que eles plantavam diversas ervas e temperos ali mesmo e que estavam iniciando um curso de Ecogastronomia, o que eu achei fantástico. Daí que ela me contou que o IBMR tem a chancela do Kendall College, que está entre as 10 melhores escolas de culinário dos Estados Unidos. Ao final da faculdade no IBMR, o aluno  é submetido a um exame e se passar obtém o Certificado do Kendall College, sem sair do Brasil. 

O IBMR agora faz parte da Rede Internacional de Universidades Laureate, um dos maiores grupos privados de educação superior do mundo com mais de 500 mil alunos em 20 países, como os Estados Unidos, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Suíça, Austrália e China, sendo 70 mil alunos no Brasil. Ainda não tem nenhuma turma formada (a primeira graduação será em 2012), mas com certeza os alunos vão sair de lá muito qualificados e disputados no mercado.

Quem quiser conhecer melhor a faculdade, pode fazer um “test-drive” como eu e se inscrever nos mini-cursos que eles promovem. Cada época tem um tema diferente. Eu fiz o de pães artesanais, mas já teve curso só de risoto, curso de funghi armonizado com vinhos, etc.

Ótima dica pra quem quer se aventurar na área da gastronomia, seja para aprender um charme a mais na cozinha seja para quem quer seguir a profissão e se tornar um chef.


                                         Foto da fachada do IBMR na Barra

PS: O IBMR não tem só estas opções de curso, tem mais de 20 opções na graduação como publicidade, nutrição, enfermagem, serviço social, relações internacionais e os cursos de pós-graduação também.

Serviço
Av. das Américas, 2603
Onde era o colégio Anglo-Americano
Tel: (21) 3572-8155 / (21) 2557-0001

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O bar para os fãs de esporte

Ano passado foi inaugurado na Barra um bar muito legal: o SporTV Point. É o único bar temático de esportes da região. Em outros países isso é muito comum — Europa, EUA e Argentina— acho que é uma ideia muito legal e aqui quase não há opções (além do SporTV Point só me vem à cabeça o Invicto Sports & Fun, em Botafogo). Nada melhor pra ver o jogo do seu time preferido com os amigos no bar, mas nada de buteco lotado pra assistir jogo em pé numa telinha pequena.

No SporTV bar parece que você está em casa! Além dos vários telões localizados em lugares diferentes do bar, cada mesinha tem a sua própria televisão (o que é bem democrático). O telão principal é 3D e tem 55 polegadas, fora os três monitores também 3D, de 46 polegadas, na área VIP do bar. Também tem 9 telinhas LED com áudio individual, com opção de fone de ouvido, localizadas em algumas mesas.

O mais legal fica na varanda: o grande sofá de couro mega confortável de frente pra uma TV enorme. É o lugar ideal pra assistir jogos e lutas. O melhor é que você já tá no bar, pode pedir a cerveja (ou drink) que quiser e comer vários sanduíches gostosos.

No caso do SporTV Point, os nachos são um ótima pedida! Além dos hambúrgueres e wraps tem também opções de massas, saladas e risotos. O cardápio de bebidas é bem variado com chopp, água, sucos, refrigerantes, chás, caipirinhas, licores, rum, champanhes, vinhos, drinks diversos e uísques. Aliás, a carta de vinho deles é grandinha. De cerveja tem Stella Artois, Bohemia e Quilmes (todas long neck). Mas fica uma crítica construtiva: faltou a clássica porção de amendoim ou aquela mini porção de salsichas alemãs. Po, não tem como esse tipo de coisa ficar de fora do cardápio.... tudo a ver com futebol e cerveja.

Além dos nachos, recomendo o cheese filé wrap, o cheesebúrguer tradicional, o mix de linguicinhas com mostarda escura e a caipirinha de uva com absolut (mas aviso que tava forte).

O Happy Hour de lá (segunda a sexta, das 17h30 às 20h) tem dose dupla de caipirinha e chopp!! Ou seja, paga um e bebe dois.

Já to combinando de assistir um jogo no sofazão de couro da varanda. E você o que acha da ideia do bar temático?



Serviço
SporTV Point
Av. Érico Veríssimo, 821
Jardim Oceânico
Tel: (21) 3259-6381
http://www.sportvpoint.com.br/

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Vou de táxi...

Eu não dirijo, então o táxi é meu melhor amigo na noite há tempos. Com a Lei Seca bombando no Rio muita gente foi obrigada a deixar os carros em casa e teve que aprender a se virar com os táxis. Eu sou especialista no assunto (adoro andar de taxi), acho ótimo não ter que me preocupar com estacionamento, não ser obrigada a prestar atenção no trânsito, poder falar no telefone à vontade, enfim.... e as opções são tantas no Rio que você, no máximo, tem que esperar 15 min pro seu táxi estar na sua portaria.

Só que todo mundo reclama que táxi é caro (o que eu acho discutível, porque um carro é muito mais caro – ainda mais com gasolina, manutenção, estacionamento, IPVA, etc). Então, eu selecionei as companhias de táxi que eu mais gosto na Barra (porque são pontuais e têm uma frota confortável, com motoristas educados) e que têm desconto em corridas pra Barra! A pena é que a maioria só tem desconto na corrida de volta pra Barra, não conheço nenhuma companhia de táxi com descontos para corridas dentro do bairro.

Barra Américas (2441-6686)
www.barraamericas.com.br
20% na volta pra Barra ou Recreio
10% na ida para zona sul e aeroportos

Barra Special (2444-9000)
www.barraspecial.com.br
20% com retorno pra Barra e Recreio

Barra Táxi (2447-8811 / 3506-1800)
20% em corridas de retorno para a Barra e Recreio

Coop Central Barra (2421-1208/ 2421-1109)
www.coopcentralbarra.com.br
20% de desconto no retorno pra Barra

Ocean Táxi Barra (2484-1419/ 2493-8415)
www.oceantaxibarra.com.br
20% de desconto no retorno pra Barra

Amarelinho Barra (2121-0500/ 21. 2490-9900)
www.amarelinhobarra.com.br
10% com retorno para a barra


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Coluna 'Melhores da Barra: Café'

Hoje tem a inauguração de mais uma seção aqui no blog a coluna Melhores da Barra. A cada 15 dias eu vou postar aqui a seleção dos melhores sucos, bares, sobremesas, lugares para ir à dois, petiscos, cafés-da-manhã, drinks.... enfim, as melhores opções de algum programa específico. Pra estrear a coluna uma coisa que eu amo: café!

Eu adoro café e sou viciada em capuccino, principalmente. Posso tomar baldes e sempre quero experimentar nos restaurantes. Uma dica: depois de algumas taças de vinho, para e toma um capuccino pra cortar, acaba com o sono ou com a tonteira que o vinho dá. Depois você volta maravilhosa pras suas tacinhas de vinho. Minhas amigas dizem que é coisa de maluco, mas não é... funciona!
Eu selecionei os meus cafés preferidos pela Barra (e bebidas que levam café).
Se alguém souber de outros por favor me avisem que eu quero experimentar!



California Coffee
Recomendo: café carioca, capuccino de avelã ou de vanilla
É a minha casa de cafés preferida. Existem várias filiais na Barra. A minha preferida é no Downtown (Av. das Américas, 500 - loja 126/ bloco 21).

Armazém do café
Recomendo: Café Frevo (é orgânico e tem sabor robusto)
Eles têm vários tipos de grãos de café para moer na hora. Dá pra escolher entre vários cafés de diversas regiões do Brasil. As marcas de café da casa têm nome de ritmo de dança (tem o Salsa,  Rumba, Frevo, Samba....), além do Moka e do Café Armazém, que é um blend. O cardápio traz uma descrição do sabor de cada um deles para ajudar o cliente na escolha. Eu prefiro cafés mais fortes, então o Moka e o Frevo são os meus preferidos. Destaque para os cafés especiais da casa que podem levar bebidas alcoólicas como licor, cachaça, rum ou uísque. Não deixe de pedir o salgado Borreca ou a Empanada.
Downtown: Av. das Américas, 500 – loja 138/ bloco 17 (ao lado da praça de alimentação)
Tel: 3153-7903

Mc Café
Recomendo:
Vanilla Late (leite, essência de baunilha, calda de caramelho e caramelhos crocantes por cima)
Moca Menta (café com leite e xarope de menta)
Mc capuccino (capuccino tradicional – café, espuma de leite, chocolate e canela em pó)
Nem todo Mc Donald's tem a parte de café, no Barra Shopping tem um e no Downtown também.
Downtown (Av. das Américas, 500 – praça de alimentação)

Due Café
Recomendo: Cafezinho expresso e as saladas da casa.
Além do cafezinho ser uma delícia, o ambiente é um charme! Delícia de lugar pra parar, tomar um cafezinho gostoso, dar uma pausa relaxante no dia...
Downtown: Av. das Américas, 500 – loja 115/ bloco 9
Tel: 3419-5659

Café Humm
Recomendo: Capuccino (tradicional – café, espuma de leite, chocolate e canela em pó)
Sou totalmente viciada nesse capuccino! A casa tem um pastel de forno de massa de abóbora que é incrível (recheio de carne seca ou camarão).
Office Tower: Av. Evandro Lins e Silva, 840 – térreo
Tel: 2178-2100

Kopenhagen
Recomendo: Chococcino (é o capuccino clássico com o chocolate ao leite da kopenhagen) e
Chocolate quente Nhá (é feito com chocolate ao leite Kopenhagen e acopanhado de um bombom Nhá Benta)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Os melhores sanduichinhos do Rio

Cara.... o que são os sanduichinhos da padaria Art Pão, no Rosas??? Todos os meus amigos já provaram eles e podem fazer coro comigo, porque é só falar em reuniãozinha na casa de alguém, recepção lá em casa, lanchinho com as amigas que eu levo os benditos dos sanduíches. Nas festinhas de aniversário que rolam no trabalho eles também bombam! (e o povo do trabalho já adorava eles antes deu começar a trabalhar lá). Eles têm o tamanho ideal e são deliciosos.

O meu preferido é o de pão australiano com queijo minas, alface e peito de peru. Mas os de provolone e salaminho fazem muito sucesso também. São várias opções com pão brioche, integral, australiano ou ciabata nos sabores queijo com presunto, blanquet de peru com queijo minas, peito de peru com queijo bola ou provolone com salaminho. E eles sempre vêm com uma folhinha de alface.

Se você vai receber os amigos em casa e não sabe o que fazer ou não quer ter trabalho, pode ligar pra Art Pão e encomendar (não to ganhando nada pelo jabá não hein... é que é garantia de sucesso). Pra festa de criança é bem prático. Seus convidados vão adorar e você só vai ter o trabalho de recolher os guardanapos perdidos depois — desteeesto lavar louça!



PS: To sem foto deles agora, mas peguei essa no site deles pra vocês terem uma ideia.

Serviço
Art Pão Panificação
Av. Marechal Henrique Lott, 163
Parque das Rosas
Tel: 3410-1002

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A boa de hoje é Original!

Hoje é o dia perfeito pra conferir essa dica do blog: o novo bar Original que fica no Jardim Oceânico. Eu fui lá pela primeira vez semana passada e amei!! Já tinha tido ótimas recomendações do lugar e minhas expectativas foram correspondidas, desde a decoração até a variedade do cardápio e qualidade da comida. O bar tem um ar meio paulistano (mas no bom sentido), difícil de explicar a sensação, mas parece bar de São Paulo.... o pé direito é bem alto, os garçons são educados, a disposição do balcão é toda arrumadinha com alguns antepastos expostos e o bar é todo de azulejos portugueses amarelos. Uma graça! Ah, e tem a prateleira enooorme que vai até o teto com muitas variedades de bebidas alcóolicas, principalmente cachaças, vodkas e uísques.

Eles têm uma página inteira do cardápio dedicada exclusivamente a cachaças, eu não contei exatamente, mas devem ter umas 40 variedades. Também têm opção de vodkas nacionais ou importadas, uísques diversos, tequilas..... no cardápio já vem o preço da dose ou da garrafa inteira. Como o próprio nome sugere, o bar é da marca de cerveja Original, mas isso não impede que o cardápio conte com uma variedade de cervejas e chopes de outras marcas. Tem as principais nacionais e várias outras importadas. Além do chopp dá pra pedir cerveja de garrafa (que foi o sucesso da minha mesa e da maioria das mesas do bar). Eu adorei a caipirinha de absolut com tangerina, recomendo!

E quem prefere comer do que beber também sai de lá satisfeito. Provamos muitas coisas, mas já quero voltar lá logo pra experimentar o resto. Pena que o site deles ainda tá em construção e não dá pra vocês verem o cardápio online. Sério, tem muita coisa. Começando pelo o que eu provei: porção de pastéis de catupiry (uma delícia); croquetes de carne (no estilo do Alemão); filé mignon aperitivo (dá pra escolher entre 6 molhos de acompanhamento); bolinhos de aipim com carne seca (bem sequinhos); bolinhos de arroz com queijo (foi o único que me decepcionou, achei muito grandes e sem graça) e hambúrguer de picanha (tem 5 opções de carne de hambúrguer). Comemos muito bem, né?

Fiquei com muita vontade de provar as sopas do cardápio, além das batatas rostis, o escondidinho de camarão e os outros sabores de pastel, principalmente o de palmito. Entre as outras milhares de coisas do cardápio tem sanduíche natural de atum ou de frango, bolinhos de feijoada, pratos executivos e 5 opções de strogonoff (carne, frango, camarão, vitela e o outro eu não lembro). Ahh... uma coisa bem legal que eu vi é a mandala de linguiça, uma linguiça grande de porco servida em forma de mandala.

Pra finalizar a gente ainda comeu o brownie com sorvete de creme e a mousse de maracujá. Tanta comilança foi porque passamos horas lá.... o bar é bem agradável. Tem uma varanda anexa e umas mesinhas altas do lado de fora pro pessoal que fuma ou curte ficar bebendo em frente ao bar.

Já tenho o meu barzinho preferido na Barra. Aproveita que hoje é sexta e parte pra lá também ;)

Serviço:
Rua Paulo Mazzucchelli, 51
(quase esquina com a Érico Veríssimo, entre o Balada Mix e o Posto de gasolina)
Jardim Oceânico
Tel: 3079-8221

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Coluna 'Da Casa'

Hoje é dia de estreia no Blog! A partir de hoje, duas quintas-feiras por mês eu vou postar pra vocês uma entrevista com moradores ou frequentadores assíduos da Barra que dão dicas sobre programas a fazer por aqui, falam sobre o bairro e contam um pouco da vida deles.

Eu decidi chamar a coluna de Da Casa, o que sugere que a Barra é o lugar onde elas se sentem em casa. E a estreia da coluna já começou bem. Com vocês..... Kamila Pitombeira, jornalista que trabalha comigo e virou uma amiga querida. Ela é super simpática, ótima profissional e torna o ambiente de trabalho muito agradável. Ela não mora na Barra, mas trabalha aqui, o namorado mora aqui e ela vive na Barra todos os dias, inclusive nos fins de semana. Se sente em casa por aqui e é uma superdenfesora do bairro, né kamilita? 

Nome: Kamila da Silva Pitombeira
Idade: 25
Profissão: Jornalista
É moradora da Barra há: Não moro na Barra. Por outro lado, fico mais na Barra do que em casa. Trabalho no bairro e meu namorado é morador.

O que define a Barra pra você? Para mim, a Barra é um bairro zen e, ao mesmo tempo, conta com várias opções de lugares legais para sair. Ou seja, a Barra tem mil e uma utilidades. Quer relaxar, vá à praia ou dê uma caminhada no Bosque. Quer curtir? Existem vááárias opções de bares, restaurantes e boates.

Seu Top 3 de programas preferidos pelo bairro:Praia (não era muito fã, mas meu namorado conseguiu me convencer. Agora, to lá sempre!), cineminha básico e restaurantes (curto bastante o Outback, Devassa da orla e Minimok).

O que você mudaria na Barra?Definitivamente, o trânsito! Sem dúvida, é o único problema do bairro.

Dica para quem não conhece muito o bairro:Se você curte a culinária japonesa, não pode deixar de ir no Minimok. Fica na orla, posto 4. Eles têm um rodízio maravilhoso! Não deixe de comer os bolinhos de peixe e o Hot Filadélfia de lá!

Como você definiria o seu estilo?Sou uma pessoa bastante eclética, tudo depende de como eu acordo.

Um lema ou uma frase que te inspire: Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
(Mahatma Gandhi)


E aí, gostaram da novidade?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Doces portugueses no Cervantes!

O Cervantes é um clássico carioca! Quem não conhece o famoso sanduíche de lombinho com abacaxi, filé mignon com patê e abacaxi (ou basicamente qualquer sanduíche com abacaxi) tá perdido. O clássico atendimento mal-humorado (que na filial da Barra não se repete), balcão de bar tradicional, batatas portuguesas deliciosas, refeições, salada de batata, muitos sanduíches com abacaxi e muitos chopes …. é um programa imperdível, antes ou depois da night. Pra quem não sabe, os doces portugueses de lá também são uma delícia!

Eu cresci frequentando o famoso Cervantes da Prado Júnior que fica aberto até de manhã, em Copacabana. Não é que eu me mudei pra Barra e tem um Cervantes na esquina da minha casa? Ô, perseguição boa! E tem uma coisa que a filial de Copacabana não tem... ahá! O cardápio do Cervantes Barra tem uma variedade de doces portugueses, o que eu achei muito legal. Eu não sou fã desse tipo de doce, mas experimentei uns dias atrás quando fui com uns amigos ao Cervantes... uma amiga pediu o Toucinho de Céu, eu provei e tava uma delícia.

Daí, que como é na esquina da minha casa, resolvi voltar lá para uma rodada de doces portugueses (pra saber se o incremento do cardápio da Barra tinha valido à pena). Pedi 5 doces para levar pra casa.... Ninho de Ovos, Toucinho do Céu, Pastel de Belém, Ovos Moles de Aveiro e Quindim. Provei e aprovei. Todos são muito gostosos!!! A aparência deles é bonita, vêm em uma embalagem bonitinha e não são enjoativos. O meu preferido foi o Toucinho do Céu! A crocância da castanha com o doce de ovos, o folheado e açúcar por cima me conquistaram — apesar deu continuar preferindo um bom brigadeiro ou brownie.

Se você é fã de doces portugueses não deixe de ir. E existem dois Cervantes na Barra: esse da Av. das Américas e o do Via Parque.



Serviço:
Av. das Américas, 5.777
Shopping Parque Palace, em frente ao Bosque da Barra
Tel: 2438-1458

Av. Ayrton Senna, 3000
Via Parque, loja 2068
Tel: 2421-1068

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Um chopinho e um corte de cabelo

Há duas semanas eu fiz um post sobre os principais locais (entre SPAs e cabeleireiros VIPs) para relaxar, curtir uma boa massagem, ter um tratamento de beleza de ponta.... enfim, ser bem tratada e se cuidar! As dicas fizeram sucesso e ouvi muitos relatos de amigas sobre as maravilhas destes lugares. E aí que depois dos comentários e sugestões decidi falar diretamente com os homens sobre isso (porque eles também merecem ser bem tratados). E eis que me recomendam essa pérola: Barbearia Navalha de Ouro!

Além de um serviço de ótima qualidade, eles servem chop junto com o corte!! Cara... achei sensacional! Pode ir lá só pra tomar chop também, mas tem que ficar do lado de fora. Ao invés dos tradicionais mimos dos salões femininos os homens podem cortar o cabelo e berber um chop gelado. Não é genial isso? Mas é claro que tem que pagar pelo chop né... nada na vida é tão bom assim. O corte normal com um chop sai por R$ 20. Fazer a barba acompanhada por um chopinho sai por R$ 15. E o ambiente é super masculino, mas muito chique.



                                 (O crédito das fotos é do site Circuito de Boteco)




E aí, o que vocês acham da ideia?

Serviço:
Av. Marechal Henrique Lott, 120
Rosa Shopping, loja 132
(fica atrás do Barra Square)

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Que vença o melhor da família

Essa dica da semana das crianças vale pra família toda: Kart! Eu adorava quando era menor e sei que tem muito adulto — principalmente os papais— que ainda adoram a brincadeira.

O Kart in door do Extra 24h é ideal pra família. Tem preços diferenciados para adultos e crianças em um circuito de 20 minutos cada corrida, com direito a treino classificatório, capacete e macacão. Dá pra se sentir o verdadeiro Schumacher! Cada corrida comporta até 12 pilotos.

Além da pista pros carros rola também uma área de lazer com direito a um bar/lanchonete para pequenas comemorações de aniversários infantis ou apenas encontros com os amigos. O cardápio não é extenso, mas dá pra se divertir. Tem salgadinhos, sanduíches e refrigerante e os pais conseguem tomar uma cervejinha. Outra atração legal que as crianças adoram é o videogame de simulador de corridas.



Essa parte da lanchonete é boa também para os pais que não quiserem competir porque a espera fica bem mais agradável quando se tem um ar-condicionado geladinho e a bebida da sua preferência.
O preço da corrida adulta varia de R$ 49 a R$ 69 por pessoa dependendo da modalidade e a infantil custa R$ 39 por criança (altura máxima permitida é de 1,45m e a mínima 1,20m). O horário normal de funcionamento é das 14h às 22h.

É um bom programa para os papais se aproximarem ainda mais dos seus filhotes e voltarem aos tempos de criança. Boa sorte e que vença o melhor :)



Serviço:
Top Kart In Door
Av. das Américas, 1510
Extra 24h – subsolo
Tel: 2484-4545

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Hoje tem marmelada? Tem sim senhor...

Amanhã é Dia das Crianças e tem programa infantil mais legal do que ir ao Circo? Pra mim não tem. Sempre amei aquele universo maravilhoso, lúdico, engraçado, cheio de fantasias e histórias interessantes. Nunca entendi as crianças que tinham medo de palhaço. Po, eu queria ser o palhaço!! Amaaava os circos que ofereciam pintura no rosto pra gente ficar igual a eles com aquela cara branca, a boca bem marcada e o nariz vermelho. Mas meu momento preferido sempre foi o trapezista, eu ficava chocada, aflita, sempre achava que o coitado ia cair no chão e aí ficava muito feliz quando eles davam um show de rodopios e tudo terminava bem! Acho incrível até hoje.

Para tentar reviver um pouco dessa atmosfera, o Downtown montou um picadeiro no meio da Praça Central. Não sei se vamos poder esperar grandes perfomances como os trapezistas da minha memória infantil, mas certamente a criançada vai dar boas risadas. O ponto forte do picadeiro, segundo o shopping, será o palhaço, além de uma oficina circense. Sempre vale à pena inserir as crianças nesse universo, ainda mais nessa era de fanáticos por videogames.



Serviço:
Av. das Américas, 500
Praça Central do Downtown
Tel: 2494-7072

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Para fazer com a criançada

Quarta-feira é Dia das Crianças!!! E eu resolvi que vou fazer posts temáticos por estes dias (pelo menos até quarta-feira) para quem quiser fazer programas com os filhotes na Barra. Então se você ainda não sabe onde levar o seu pequeno não se preocupe. Este post vai te dar várias dicas de programas variados que você pode fazer com o seu filhote de acordo com a personalidade dele.

A primeira dica é uma das mais gostosas: teatro. Que criança não adora programas lúdicos? E toda a família acaba se divertindo junto. Minha primeira sugestão vai para a peça Enrolados, que é a versão moderna da Rapunzel, e será exibida no Barra World logo no início do Recreio ( o blog é sobre a Barra e Recreio não é Barra, eu sei, mas o Barra World é logo no início, quase fim da Barra e vale à pena andar mais alguns minutos pra curtir uma peça legal). No Dia das Crianças o shopping vai criar o ambiente perfeito para os pequenos soltarem a imaginação. Vai ter maquiagem infantil, karaokê, gincanas, brindes e até desfile de princesas!
(Av. das Américas, km14, atrás do Mundial da Barra. Tel: 2199-2200)

Quem não quer sair mesmo do bairro pode curtir a apresentação dos Três Porquinhos na praça de eventos do Barra Garden. A peça será encenada das 18h às 20h e tem entrada gratuita. Falando nisso, o Barra Garden começou no último fim de semana a celebração da Semana da Criança com diversas atividades infantis. Na quinta-feira tem a encenação das Aventuras da Emília (do Sítio do Pica Pau Amarelo), na sexta é a vez do show de mágica e domingo o grande encerramento com o musical A Bela e a Fera. Sempre a partir das 18h. Uma peça legal para despertar a consciência ecológica e social das crianças é o espetáculo “O Rei do Lixo” que está em cartaz no Centro Cultural Anglo-Americano e fala de forma bem-humorada e infantil sobre a relevância da reciclagem e desperta o interesse sobre as questões ambientais.
(Barra Garden: Av. das Américas 3255. Tel: 2136-9191
Centro Cultural Anglo-Americano: Av. das Américas, 2603. Tel: 2439-8002)



Pras crianças e pais que adoram animais e curtem um programa ao ar livre o Itanhangá Center oferece passeios de pônei e charrete no Dia das Crianças. Muito fofo!! Andar de cavalo e charrete é muito nostálgico pra mim... passei a minha infância indo pra Nogueira (Petrópolis) andar de cavalo com meu pai e meu irmão aos domingos e achava o máximo! Na quarta-feira a criançada vai poder curtir os passeios das 9h30 às 16h com um custo de R$ 10 para o passeio de pônei e R$ 15 para andar na charrete. E os pais cuidadosos não precisam ficar preocupados porque o passeio é ao ar livre, mas acontece no estacionamento do shopping (que é aberto) e será acompanhado por monitores especializados. Portanto, a segurança é total, nada de cavalo andando no meio da rua.
(Estrada da Barra da Tijuca, 1636)

Outro programa que eu gostava de fazer quando era criança é patinar no gelo. Foi o meu primeiro programa na Barra, costumava vir ao bairro só para isso. É um programa divertido e que pode ser feito junto com a família. A criançada adora o gelo e dão gargalhada até quando caem no chão. O mais legal é que amanhã vai ter show de mágica (às 15h30) seguida de maquiagem infantil no Barra On Ice.
(Av. das Américas, 1510. Tel: 3151-3354)



Para comemorar o dia dos baixinhos até os restaurantes estão investindo em surpresas. O Pampa Grill, por exemplo, vai montar uma Oficina de Camarim Fashion para as crianças se divertirem enquanto a família curte o almoço tranquilamente.
(Av. das Américas, 5150. Tel: 3325-0861)

Quem disse que criança não gosta de exposição cultural? O Barra Shopping espera quebrar esse paradigma atraindo os pequenos para a exposição “Os Gigantes da Era do Gelo” com 11 réplicas em tamanho real de animais da era glacial desenvolvidas por paleontólogos como o mamute, o tigre-dente-de-sabre, o alce gigante e o maior pássaro da História. O espaço vai ficar aberto para visitação das 10h às 22h. É o programa ideal para contar histórias para o seu pequeno e fazer ele viajar para milhões de anos atrás. 
(Av. das Américas, 4666, praça de eventos New York City Center / www.gigantesdaeradogelo.com.br )

Amanhã tem mais dica pro Dia das Crianças aqui no blog. Espero que vocês gostem e se divirtam ;)

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como é bom ser bem tratada!

Se o último post foi super simples, sobre o podrão mais famoso da Barra.... hoje a dica é VIP. Porque a ideia do blog é essa mesmo... ir do mais simples ao mais chique, do programa alternativo ao tradicional, desde que a dica seja boa!

Muitas amigas reclamam das dificuldades femininas e como tudo é mais fácil para os homens, mas eu discordo. Adoro ser mulher!! Não trocaria essa condição por nada na vida e acho que temos muito mais vantagens do que os homens (to falando da minha geração, é claro). Quero vir mulher em todas as próximas encarnações (se elas existirem), rs. E mulher adora se cuidar e ser bem cuidada!

Para sorte nossa moramos na Barra e o sobrenome do bairro é V.I.P. O que quer dizer que temos infinitas opções de bem-estar. O mercado de luxo bomba por aqui desde grifes de roupa caríssimas, carros importados que custam o preço de apartamentos ou uma taça de champagne de cortesia para os clientes. Salões de beleza que investem no mercado VIP, SPAs famosos, serviços personalizados.... é pegar o cartão e escolher. Não vou mentir e dizer que é barato, mas se dar ao luxo de um agradinho de vez em quando é muito bom!

PS: Sabia que tem salão por aqui que vai buscar e deixar o cliente em casa de carro de luxo?? Na Beaux você pode chegar até pelo helicóptero da clínica (oooi?).

Eu separei algumas opções maravilhosas para quem quer ter um momento diva na semana. É pra se jogar no relax sem culpa:

W Spa (é maravilhoso, sem palavras, já fui e recomendo)
Av. das Américas, 7777
Rio Design Barra, subsolo
Tel: 3325-7240
www.wspa.com.br 

Beaux (minha sogra foi e amou)
Av. das Américas, 6.205
Complexo médico MDX, loja F
Tel: 3923-6300
www.beaux.com.br

Crystal Hair (um dos mais frequentados pelos famosos)
Av. das Américas, 4.666
Barra Shopping – loja 129B
Tel: 2025-2070
www.crystalhair.com.br

Walter’s Coiffeur (serviços de luxo num dos mais renomados salões do Rio)
Tem no Rio Design Barra (loja 323/ tel: 3418-2538)
e no Barra Shopping (loja 101/ tel: 2431-9524)
www.waltercoiffeur.com.br

Cláudio Miguel Hair Design (eleito um dos 5 melhores salões do Rio)
Av. das Américas, 500
Shopping Downtown, bloco 21, lojas 106/139
Tel: 2492-2967
www.claudiomiguel.com.br

Vila Spa do Sheraton (o ambiente é uma delícia)
Avenida Lucio Costa 3150
Sheraton Hotel
Tel: 3139-8000
www.sheraton-barra.com.br/vila-spa

Spa do Pé (sou fã de carteirinha)
Av. Olegário Maciel, 135 - loja F
Jardim Oceânico
Tel: 2495-6450 e 2486-1668
www.spadope.com.br

Lounge Hair Style (considerado o salão modelo da L’Oreal no Rio; tem um espaço Café)
Av. das Américas, 500
Shopping Downtown, bloco 17/ loja 136
Tel: 2494-6944
www.lougehairstyle.com.br

Dar de um mimo desses para alguém que você gosta é um presentão #ficadica

A próxima vez que eu for num desses eu faço um post aqui exclusivo contando mais detalhes sobre o lugar.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Podrão com estilo e 24h

Essa dica é diretamente by minha mãe: o famoso Quiosque da Dona Augusta que funciona 24h logo no início da praia da Barra e existe há 55 anos!! Foi o primeiro quiosque da Barra! Dona Augusta já morreu e agora quem toca o lugar é a filha.

O sucesso do quiosque que bomba de madrugada — e é frequentado por todo tipo de gente, inclusive por donos de carrões importados — é por causa do cachorro-quente gostoso (pode ser de salsicha ou linguiça) que acompanha molho de cebola, tomate e pimentão, batata-palha, queijo ralado, maionese, catchup ou mostarda. Mas tem de tudo.. os mais diversos sanduíches desde um simples hambúrguer a cheese-tudo de picanha (deve ter umas 20 variedades de sanduíches), além de porções de petiscos como aipim frito com carne seca e bolinhos de bacalhau.

Ontem à noite estava vazio porque era segunda-feira e mesmo assim foram vários os clientes, mas fim de semana o quiosque fica bem cheio e vira ponto de encontro. No fim da tarde o visual deve ser incrível com o por-do-sol, mas o ambiente é legal mesmo de madrugada porque é amplo e tem o ventinho da praia. Eu não sou muito fã de cachorro-quente e acabei comendo dois!

Se você não sabe onde ir depois da night ou tá só a fim de comer um podrão com estilo a qualquer hora para lá no Quebra-Mar e se delicie com o cachorro-quente e sanduíches da Dona Augusta. Fique tranquilo porque eu vi que a higiene não é deixada de lado, é tudo bem limpinho mesmo! Fica bem no início da praia e é fácil de estacionar. 

Serviço:
Av. Pepê (quiosque nº 1 da praia, antes do Posto 1)
Quebra-Mar
24h

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

É orgânico, é saudável e é uma delícia

Tá, eu adoro dormir e fim de semana é ideal pra eu conseguir descansar e acordar tarde. Mas eu amo comer, me alimentar bem e relaxar. Então, eu deixei a preguiça de lado e levantei às 9h da manhã no meu domingo!! Mas a causa foi nobre: eu fui na Feirinha de Orgânicos do Itanhangá e tive uma linda manhã. Sim, feirinha de orgânicos e eu não sou natureba maluca. Eu amo comer, mas me cuido. Eu queria saber de onde tiraram essa mania de que comida orgânica é coisa de natureba maluco, que não tem sabor e que é impossível de pagar. Por favor né, estamos em 2011.. alguém ainda cai nessa? Comida orgânica é uma delícia! E quanto ao preço... eu penso que é um investimento na minha saúde. Tem gente que prefere gastar os tubos em coisas banais eu prefiro gastar comigo, no meu corpo, na minha saúde e no meu equilíbrio. É tudo uma questão de prioridades. 

Ideologias de lado.... vamos voltar à dica do programa. A feira tem absolutamente tudo orgânico, desde verduras, frutas e legumes até arroz, feijão, café, sucos, compotas, chocolates, grãos de todos os tipos, leite, iogurtes e queijos. Eu tava doida atrás de um lugar assim na Barra e já tinha ouvido falarem muito bem dessa feirinha. Eu só fiquei um pouco decepcionada assim que cheguei com o tamanho físico da feira... ela é bem pequena mesmo, mas a variedade de coisas orgânicas é enorme!!

Outra surpresa que tive quando cheguei é que a feirinha fica dentro de um terreno hare-krishna, o que eu não sabia. Achei o espaço incrível, simples, mas bem relax. Logo na entrada fica a feirinha à direita, na parte de trás do terreno fica o templo e ao lado da entrada, na esquerda, tem um café/lanchonete. Foi lá que eu tomei o meu café-da-manhã totalmente orgânico! Custa R$ 15 por pessoa com direito a café, leite, açúcar, suco de laranja com acerola, queijo minas, pão integral de aveia e linhaça, manteiga, salada de frutas e granola.... tudo 100% orgânico. Eu adorei o clima das músicas zen que ficavam tocando baixinho no ambiente enquanto eu tomava o meu café.

Atenção para uma dica ótima: lá eu descobri que rolam aulas de ioga e alongamento todo domingo às 10h30 de graça!! É pra quem quiser chegar e relaxar.... pena que eu tava de vestido e não pude fazer. A aula é no palco que tem atrás das mesas no mesmo terreno. Adorei a simpatia de todos do lugar, principalmente o pessoal da feirinha. Eles fazem parte da Associação de Produtores da Pedra Branca, em Campo Grande, e todo domingo ocupam esse espaço das 8h às 16h.

Gente, vale muito à pena! Deixem o preconceito de lado e experimentem os alimentos da feira. O que eu mais gostei dos produtos que comprei foram o suco de uva orgânico (aprovado por todo mundo que experimentou) e o leite orgânico... uma delícia. Fiquei muito feliz que encontrei laticínios orgânicos lá. Pra quem é alérgico à leite de vaca, eles também vendem laticínios de cabra e de leite de soja.

É isso... peguem o carro (ou a bicicleta, pra quem mora perto) e façam umas comprinhas orgânicas lá no Itanhangá. O corpo e a mente agradecem, é uma ótima forma para começar bem o dia ;)


Serviço:
Estrada da Barra da Tijuca, nº 1990
Itanhangá
Todo domingo, das 8h às 16h
Café-da-manhã das 8h às 11h
Aula de alongamento às 10h30
(logo depois do centro comercial do Itanhangá, mantendo a direita..é fácil)

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar....

Pra quem é fã de um bom samba (como eu) o Bom Sujeito é destino certo na Barra. De quinta-feira a domingo a Barrinha (que fica logo no início da Barra ao lado direito da Lagoa de Marapendi, pra quem não sabe) é invadida pelo samba no pé dos frequentadores e faz a região se assemelhar com a Lapa. É claro que a comparação é apenas uma brincadeira, uma fonte de inspiração da própria casa noturna. Não há o clima de espontaneidade e mistura de pessoas de todos os tipo circulando pelas ruas como na Lapa. Porque a Lapa é um fenômeno único!!

Eu mesma não sou frequentadora do Bom Sujeito porque ainda prefiro o clima original de samba da zona sul e Centro. Mas ter que atravessar o Rio realmente fica muito complicado às vezes e dá uma preguiça enorme, principalmente quando eu penso no preço do táxi na volta pra casa!! Depois que eu vim pra Barra minhas idas à Lapa ficaram realmente muito menos frequentes.

Por isso o Bom Sujeito é uma boa dica pra quem não abre mão do samba, mas não quer atravessar a cidade. O som é bom, o público sabe sambar e dá pra pelo menos matar a vontade de ir à Lapa estando a poucos minutos de casa. Hoje é um ótimo dia para ir lá (tem a festa Tupiniquim), que tal?

Serviço:
Estrada da Barra, casa 18
Barrinha
Tel: 2429-3221

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Um bom vinho sempre cai bem

Antes de começar o post de fato eu quero deixar bem claro: eu to longe de ser uma entendedora de vinhos, quilômetros de distância disso!! Mas é a única bebida alcoólica que eu curto. Acho muito acolhedora, agregadora, cheia de personalidade (cada vinho tem um perfil único) e convidativa para muito papo, além de saborosa. Dito isso....

Um dos lugares mais agradáveis para tomar vinho na Barra é o Cavist. O espaço é lindíssimo, mega charmoso e elegante. Além dos rótulos à venda e do ambiente intimista, o Cavist também oferece cursos de vinhos, wine dinners com produtores de rótulos de diferentes regiões e degustações com jantares harmonizados. Como o próprio nome já diz é uma vinoteca e restaurante (o nome completo da loja é Cavist vinoteca e restô).

Eu descobri há pouquíssimo tempo e estou apaixonada pelo lugar. Mas já vou avisando: é caro. Se não tá podendo gastar nem pisa lá, mas se você puder desfrutar de um ambiente super charmoso não deixa de ir! Na parte de baixo fica a linda loja com todos os vinhos expostos e no segundo andar a área lounge para degustar. Chama o namorado ou as amigas, abre umas garrafas de vinho e esquece da hora..... atualmente é o meu programa preferido.





Serviço:
Av Érico Veríssimo, 901 loja A
Jardim Oceânico
Tel: 2493-6161

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Padoca: pão quentinho, cerveja gelada e muita boemia

Essa é uma ótima dica pra quem gosta de um programa tipicamente carioca. A famosa “Padoca da Olegário” reúne a boemia da Barra. Sim, boemia! Se você acha que a Barra não tem os seus 'pé-sujos' (nesse caso, pé-limpo) ta muito enganado e a Padoca é o melhor deles!

Durante o dia funciona como uma padaria normal, mas à noite (de quinta a domingo) ela vira ponto de encontro e fica lotada de gente sentada nas mesinhas da parte de dentro ou em pé na calçada mesmo. A galera se reúne, muitas vezes pra ouvir um sambinha improvisado que às vezes rola por lá, e para beber muita cerveja gelada, comer churrasquinho e joelho de presunto (o mais pedido da casa). E tem a simpatia do “Baixinho”, o garçom preferido de uma amiga que mora ali perto e é frequentadora assídua.

É muito comum ver artistas circulando por lá e algumas vezes dando até “canja” pro público que fica até altas horas da madrugada, porque a padoca funciona 24h! O clima é bem descontraído mesmo, e tem gente de todas as idades. Pra quem gosta de comparação... lembra os bares de Botafogo! E um aviso para a galera que gosta de beber: a cerveja é gelada, mas não tem chopp. O bom de lá é dividir a cerveja de garrafa e pagar barato!

É uma ótima opção pra descontrair com os amigos, num lugar informal, com gente bonita (principalmente às sextas-feiras) num programa tipicamente carioca e boêmio em plena Barra da Tijuca.

 
Serviço:
Av. Olegário Maciel, nº 263
Jardim Oceânico
Tel: 2494-4431

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A boa comida italiana

Eu sempre dou essa dica pra quem ta querendo comer bem na Barra sem gastar os tubos e não faz idéia de onde ir. Adoro o Azurra, foi o primeiro restaurante que gostei por aqui. Acho a comida de lá ótima, o cardápio tem muita variedade, o ambiente é super convidativo para um jantar a dois e o preço não é absurdo. Além de tudo fica no Rio Design Barra, que eu passei a amar! E.... só existe Azurra na Barra.

Meu prato preferido é o Ravioli Felini que está no cardápio de consagrados da casa. A massa é recheada com maçã e servida com um generoso molho quatro queijos especiais (nada a ver com o tradicional quatro queijos que você ta pensando... são quatro queijos especiais, não leva gorgonzola.. é uma delícia, super suave). O risoto de funghi deles também é muito bom. As carnes de lá também são uma delícia – o avestruz à gorgonzola e o filé au poivre eu recomendo. Eu só não me aventuro tanto pelo cardápio porque não consigo abrir mão do meu ravioli de maçã. Mas pra quem não é apegada como eu, vale à pena investir nas outras opções como bacalhau e pratos de frutos do mar deliciosos.


Não dá pra ficar sem comer o antipasto completo. Eu amo os antipastos desse tipo de restaurante e tem vezes que eu vou só pra comer isso. No caso do Azurra o antipasto vem com queijo Grana Padano, mortadela Ceratti, provolone, tomate seco, batata calabresa, berinjelas, pimentões, azeitonas, mussarela de búfala, abobrinha no azeite e uma cesta de pães. Irresistível ou não é?

O couvert de lá também é gostosinho tem sopa do dia, pizza branca, focaccia, grissini, caponata italiana, sardela, pasta de pimentão agridoce, batata calabresa e azeitonas pretas "Azzapa" e é cobrado por pessoa. Ou seja, você pode comer à vontade e repetir quantas vezes quiser. E a carta de vinhos de lá é bem boa, tem várias opções pro paladar e pro bolso. Ta bom ou quer mais?

Eu não fui lá esse fim de semana então vou ficar devendo as fotos dos pratos pra vocês. Prometo que da próxima vez eu coloco as fotos aqui. No site do Azurra tem o cardápio completo: http://www.azzurrarestaurante.com.br/


Serviço:
Av. das Américas, nº 7777
Shopping Rio Design - 3º andar
Tel: 3325-0808

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Apresentação

Tenho 23 anos, sou carioca, apaixonada pelo Rio, nascida e criada na zona sul. E como uma boa “garota zona sul” tinha lá meus preconceitos com a Barra da Tijuca. Mas eis que um dia eu me mudo pra Barra — em dezembro de 2009. Minha primeira reação foi pânico! Com o tempo, eu descobri um mundo novo, um bairro cheio de qualidades, em pleno desenvolvimento e que ainda está construindo a sua identidade (o que me interessa muito!). O famoso “Barra Life Style” está se redefinindo nos últimos anos e atraindo cada vez mais cariocas de outras áreas, inclusive típicos “garotos e garotas zona sul”, como eu.

Nesses meus primeiros anos no bairro quebrei muitos preconceitos que eu tinha, estranhei muitas coisas (confesso que ainda estranho algumas), mas aprendi a curtir o bairro e descobri que a Barra é muito mais do que shoppings e condomínios. Aqui, tem muita comida boa, muito lugar legal pra sair à noite, muita gente bonita, histórias de vida incríveis e um leque crescente de opções de lazer que se pautam principalmente pela qualidade de vida.

Eu decidi criar o blog depois que amigos da zona sul começaram a me perguntar o que fazer na Barra e depois de ficar cansada de tanto ouvir eles dizerem que não havia nada pra fazer aqui, além de passar horas no trânsito e ver mulheres e homens bombados. Na verdade, eu mesma pensava isso até pouco tempo atrás. Até me mudar e conhecer o bairro de verdade.

Semanas atrás, após os típicos questionamentos, mandei um e-mail pra um amigo sobre as inúmeras opções que eu descobri na região. Depois que escrevi, fiquei feliz e me dei conta de que o preconceito tinha desgrudado de mim (pelo menos uma boa parte dele). Decidi fazer o blog para mostrar aos cariocas a Barra que eu estou conhecendo (e ainda estranhando em alguns momentos).

Aqui no blog você vai encontrar literalmente muitas dicas do que fazer na Barra e vai se surpreender positivamente como eu!

Pode abrir um sorriso largo, que você ta na Barra ;)